WhatsApp para negócios – Como usar o WhatsApp Marketing para vendas em 2018
Por que e como utilizar o WhatsApp para negócios?
Whatsapp para negócios? Como assim? Deixa eu te falar uma coisa. Você sabia que o whatsapp já superou a incrível marca de 1,2 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo?
Se olharmos para o Brasil, vemos que o WhatsApp é, de longe, o serviço de mensagens mais popular do país. Por isso muitas pessoas desejam saber como utilizar o WhatsApp para negócios.
Como o objetivo do marketing é “estar onde seus clientes estão”, é seguro dizer que existem oportunidades quando se trata de usar o WhatsApp para sua empresa.
Vamos primeiro dar uma olhada no que o WhatsApp pode fazer em termos de marketing, antes de mergulhar em outras formas de uso.
Como utilizar o WhatsApp para negócios na sua empresa?
Você pode utilizar o WhatsApp como uma poderosa ferramenta de marketing.
Começando com o básico, você tem quatro maneiras diferentes de interagir com seus contatos, ao utilizar o whatsapp para negócios:
- Pessoal no privado: muito demorado, portanto, não é realmente escalável. No entanto, se você tem os recursos, pode ser uma boa ferramenta para uma venda pessoal única ao cliente.
- Chat em grupo: todas as mensagens são compartilhadas para todos os membros do grupo, incluindo a lista completa de participantes. Como cada um pode ver as respostas do outro, não é altamente utilizado para fins de marketing, embora possa ser útil para pesquisas de clientes.
- Status: O status do WhatsApp permite que você compartilhe fotos, vídeos e GIFs animados que desaparecem após 24 horas. Você pode usá-lo para mostrar a cultura da sua empresa, apresentar um novo produto ou promover um evento.
- Listas de difusão: as listas de transmissão são a maneira de enviar mensagens em massa de forma gratuita. Não há necessidade de comprar produtos de software que prometem mensagens em massa. Você envia a mesma mensagem a todos, mas cada membro da lista não vê se outra pessoa recebeu a mesma mensagem ou qualquer resposta. Este é o caso de uso de marketing mais comum.
Observação: Para usar atualizações de status ou lista de transmissão, você e seus contatos devem ter os números de telefone de cada um salvos em sua agenda de contatos.
Qual conteúdo você deve compartilhar ao utilizar o whatsapp para negócios?
Dependendo do nicho em que você estiver, estas são algumas opções:
- Eventos
- Promoções
- Notícias da empresa
- Novos Produtos
- Artigos de blog
O conteúdo que você compartilha ao utilizar o whatsapp para negócios, sempre deve ser valioso para o seu público. Se você deseja se tornar realmente criativo, você pode fazer campanhas. Grandes marcas já usam o whatsapp para negócios, como a Clarks, e onde ele é utilizado por Hellmann para suas campanhas de marketing.
Absolut Vodka, também adotou uma personalidade envolvente para sua marca, um porteiro chamado Stven. Para celebrar o lançamento de sua coleção Absolut Unique na Argentina, a marca recebeu uma festa exclusiva.
Duas dicas rápidas antes de começar:
Se você estiver compartilhando um evento ou promoção, utilize imagens. Com ferramentas gratuitas como o Canva.com, é fácil criar algo legal em questão de minutos.
Mantenha um tom de conversação, e definitivamente, não faça spam ou adote uma abordagem de venda “fria”. Também o tempo é importante, não envie muitas mensagens, mantenha-o amigável, simples e eficaz.
Outras formas de usar o WhatsApp para negócios em 2018
No que diz respeito ao software de automação de marketing, a plataforma WhatsApp é bastante restrita. Existem maneiras de instalar boots como autoresponders, mas não é encorajado nem recomendado. Veja abaixo outras formas de utilizar o whatsapp para negócios em 2018:
- Suporte ao cliente
Muitas empresas usam o Twitter para suporte ao cliente social. Mas o Twitter não é tão popular quanto o WhatsApp. Outras vantagens do WhatsApp são a capacidade de responder em tempo real e enviar mensagens com mais de 140 caracteres, portanto suas mensagens não são restritas. Também é mais pessoal e privado do que o Twitter.
Se você for usar o WhatsApp para suporte ao cliente, provavelmente estará enviando muitas mensagens. É recomendável ter o Whatsapp for web, desta forma você pode usar o WhatsApp no seu computador para digitar e responder mais rápido.
Outra ótima ferramenta é Franz. Ele permite que você use o WhatsApp, o Skype, o Facebook messenger e muitos mais serviços de comunicação em um único painel.
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- Pesquisas e comentários
A taxa de abertura / leitura das mensagens da WhatsApp é superior a 70%! Devido a essas altas taxas de abertura em relação a, por exemplo, e-mail, é uma ótima maneira de pedir feedback aos seus clientes e melhorar seus serviços.
- Comunicações de equipe
O WhatsApp pode ser uma boa forma de comunicação entre você e sua equipe de trabalho, porque é fácil de usar por qualquer pessoa, em qualquer dispositivo. Você pode fazer grupos separados apenas pela equipe de vendas ou marketing e enviar apresentações, imagens e outros documentos aos membros da sua equipe.
Agora que você já sabe algumas dicas de como utilizar o whatsapp para negócios em 2018, que tal se qualificar e se tornar especialista em whatsapp marketing e fazer sua empresa ter mais retorno em 2018?
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